quinta-feira, 26 de março de 2009

Dieta = Comer bem!


Os nossos habitos alimentares são os maiores responsaveis pelo ganho ou perca de peso.
Quem quer perder ou manter peso deve manter habitos alimentares saudaveis.
Não devem-se cortar radicalmente alimentos da nossa alimentação, pois o nosso corpo necessita deles, pelo contrario, deve comer-se bem.
O erro mais comum de quem esta acima do peso è que não tomar o pequeno almoço.
O pequeno almoço è uma refeição fundamental, porque traz muita energia e assim fica-se sem fome até ao almoço, ou seja come-se na hora certa.
O que acontece quando não se toma o pequeno almoço è que comem-se outras "porcarias" fora até a hora do almoço, ou então "descarrega-se" toda a fome no almoço.
No pequeno almoço deve comer-se de tudo, iogurte, fruta, suco, queijo, leite ou chá... o que se quiser, evita apenas demasiada manteiga, enchidos e prefira tostas (pão torrado faz bem ao estomago). Não se fie nos produtos light, pois tudo o que se come em demasia tem o mesmo efeito...
A segunda coisa è comer demasiados fritos e comidas com molhos. Pode comer-se massa, arroz, mas quanto as carne, frango e peixe é preferivel grelhados. O mesmo bife que se come frito pode grelhar-se, ao inves de "adicionar" gordura, geralmente a gordura do bife derrete-se ao grelhar. Evitar molhos como o ketchup e a maionese, o ketchup contêm muito açúcar, e pode fazer mal. Quando me refiro comidas com molhos também refiro-me a comida que vem ensopada de óleo. Batatas fritas são boas mas não deve fazer sempre parte do menu do dia.
Outra regra importante è nunca comer as pressas, e mastigar bem os alimentos. Não só faz bem a saúde como também se sentirá satisfeita muito antes.
Coma apenas quando tem fome e até achar que já não sente fome, não de maneira a sentires-te "repleta" como se diz.
É optimo ter sempre na bolsa uma fruta ou um iogurte para comer nos intervalos entre as refeições(lache). Por ultimo e o mais importante, è que se comer bem ao pequeno almoço e ao almoço com certeza no jantar já não tera tanta fome.
O jantar è a refeição "menos importante" do dia, mas è importante a maneira como se faz. Não se deve dormir de barriga cheia. De noite o organismo tem mais dificuldades em degerir os alimentos, o que pode provocar refluxos e sensação de mal estar. Por isso aconselho a fazer uma sopa(creme de legumes por exemplo) e a tomar todas as noites antes do jantar. Se sentir-se satisfeita, é capaz de não jantar mais, e mesmo que coma o jantar irá comer menos.
Para quem não é muito adepto a exercicio fisico como eu (infelizmente), deve ao menos fazer umas caminhadas, nem que seja do servico a casa. A dança no meu caso tambem é uma forma de juntar o util ao agradavel.
Não irà perder peso drasticamente, mas irá sentir-te melhor e o seu corpo vai começar a reflectir isso.
A maior parte das pessoas que fazem dietas drasticas voltam a engordar, porque não tem habitos alimentares saudaveis. Se aprender a comer bem, será para toda a vida!

Não sou nutricionista, por isso aconselho a toda a gente que queira seguir qualquer tipo de dieta a aconselhar-se com um profissional da area.

Nenhum comentário:

Postar um comentário