quinta-feira, 2 de abril de 2009

Seja o candidato perfeito!

Não há porque temer uma entrevista. Ao contrário, pense em que pode ser uma oportunidade de você mostrar para a pessoa que o está entrevistando quais são as suas qualidades e por quais motivos deveria recomendar a sua contratação. Se você foi chamado para uma entrevista, é porque já passou na primeira fase do recrutamento. Portanto, você já é uma pessoa especial para o entrevistador, porque foi pré-selecionado. Isto somente já é motivo para aumentar a sua autoconfiança. Você está num processo de competição com outras pessoas. E nem sabe quem são as outras pessoas. Portanto, confie em você e esqueça que há outros candidatos. Concentre-se em mostrar o melhor de tudo o que você tem para oferecer. Oiça e pense antes de falar, não se precipite nas respostas.

Qualidades que um candidato deve ter: objetivos profissionais e de vida definidos; automotivação; iniciativa; responsabilidade; dedicação; ambição; capacidade de aprender; capacidade de trabalho em equipe.
Competência pessoal- Sentir-se feliz e satisfeito;- Estar motivado todos os dias;- Amar o que faz;- Fazer sempre o melhor. Competência profissional- Escolher a profissão certa;- Fazer cursos de aperfeiçoamento e aprimoramento;- Atualizar-se;- Aceitar desafios.

Na avaliação do profissional são distinguidas sua maneiras, postura, cortesia e aparência.
Postura: Apresentar-se, saudando quem o recebe(desde a secretaria ao entrevistador). Aguardar que o convidem a sentar-se. Mantenha uma postura adequada na hora de se sentar. Não fique esparramado na cadeira, batucando no descanso do braço, nem batendo os pés no chão. Deve-se manter as pernas juntas e com o corpo junto ao encosto da cadeira. Olhar de frente o entrevistador
Aparência Clean: Nada de roupas coloridas, transparentes, decotadas ou justas, as bijuterias grandes e pesadas, sapatos sujos, unhas sujas ou mal pintadas. Vista-se com roupas discretas e de cores sóbrias(uma camisa branca ou azul clara é ideal). As unhas devem estar cortadas e os cabelos penteados. As mulheres não devem exagerar na maquilhagem. Os homens precisam estar com a barba ou bigode bem aparados.

Demonstre confiança e segurança no que fala. Mostre entusiasmo.
Quando somos entrevistados, devemos deixar transparecer nossa busca de realização pessoal e profissional. De nosso desejo de fazer parte de uma equipe de sucesso e de poder contribuir para a construção de algo.
Leve um currículo impresso, que já o tenha enviado anteriormente. Uma agenda e uma caneta para apontar possiveis contactos.

Informe-se sobre a empresa a que se candidatou. Você pode responder que está em busca de novas oportunidades e desafios, mais responsabilidades, crescimento pessoal e profissional, ou que tem interesse específico em alguma característica que a nova empresa tem.

Chegue no horário. Chegar 15 minutos antes do horário marcado é melhor ainda, pois demonstra interesse e respeito para com o entrevistador. Desligue o telemovel.

Nunca mentir sobre as suas qualificações, falar mal do emprego anterior, insistir muito na remuneração.Se perguntarem sobre o salário que pretende: Simplesmente diga que você tem interesse em ganhar de acordo com o mercado, e que não tem dúvida de que o plano de cargos e salários da empresa é adequado.
Suas qualificações não são excessivas para esta vaga? Nenhum empregador gosta de contratar uma pessoa que logo vá ficar descontente com um trabalho que pode ser visto como abaixo do seu potencial, e acabe saindo da empresa logo após ter sido contratado. Se suas qualificações forem mesmo acima do que a vaga exige, esclareça as razões pelas quais a vaga é exatamente o que você deseja agora, que tem certeza de que a médio prazo surgirão oportunidades de prosseguir sua carreira dentro da própria empresa, e que as qualificações que você tem em excesso são do interesse da empresa.

Fazer perguntas e mostrar interesse:
sobre a empresa: A empresa desenvolve planos de carreira? A empresa costuma apostar na formação dos colaboradores?
Sobre a função:Qual será a minha função dentro da empresa?Que responsabilidades estão inerentes a esta função? Quais as possibilidades de progressão na carreira profissional?

Saber o nome do entrevistador e agradecer pela oportunidade concedida com um aperto de mão.
Boa sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário