quinta-feira, 2 de abril de 2009

Economia em Casa

Para não comprar o que não precisa, faça uma lista. Faça um inventario do que tem na geleira e na despensa e o que realmente esta a faltar.
Não vá às compras com fome, para não ser tentado a levar alimentos que pareçam apetitosos, mas sem interesse.
Durante as compras, habitue-se a usar a máquina de calcular. Isso ajuda a controlar os gastos e não comprar além do que pode.
Comparar preços é uma das melhores formas de poupar, mas requer tempo. Por isso, não deve ir com pressa. Evitar dias "cheios" e se possivel não leve crianças.
Seja crítico face às promoções. As promoções incintam a comprar porque o preço é convidativo. Verifique se o preço compensa, se necessita do produto e o valor registado na caixa corresponde ao anunciado.
À partida, as embalagens maiores têm um preço por unidade de medida mais em conta. Assegure-se de que é mesmo o caso e consegue gastá-las em tempo útil. Não compre alimentos perto do prazo de validade.
Prefira as conservas e compotas embaladas em vidros. Elas podem até ser mais caras, mas, em compensação, você pode observar a qualidade dos produtos.
Verificar embalagens e prazos de validade: Se estiverem com fungos, fermentação, espuma ou tampa enferrujada, recuse-os.
Procure verificar quais são as frutas, legumes e verduras da época para diminuir gastos, fora da época os preços são até 100% maiores. Verifique que sejam frescos e prefira os pequenos (minha dica: a cebola ao cozinhar se for muito grande não se usa inteira, por isso compre cebolas médias).
Produtos de higiene pessoal e limpeza, buscarem embalagens mais econômicas, em vez de embalagem de quatro unidades de papel higiênico, comprem de oito unidades, a diferença vale a pena.
Carnes e embutidos, estocar de forma inadequada provoca desperdícios. Tenha embalagens para acondicionar de forma correcta o produto. Leve apenas o que será utilizado só compre em maior quantidade quando souber armazenar de forma adequada e em locais adequados . Nunca comece as compras pela seção dos refrigerados, pois até o final das compras, ficarão muito tempo fora da refrigeração.
Não se esqueça dos sacos (incluindo isotérmicos, para os frescos). Assim, não terá de comprá-los. Se possível, reparta as compras por vários estabelecimentos.
Produtos da propria loja podem compensar se prescindir dos produtos de marca.
Crie o habito de conferir os talões de comprar e guarda-los.
Mais dicas minhas:
Não abrir varias embalagens do mesmo tipo de produto duma só vez(por ex: 2 pacotes de manteiga, biscoitos, pão ou leite, etc).
Organizar os frascos de forma que os que estiverem perto do fim do prazo de validade fique em frente e os mais recentes atrás.
Por o queijo e o presunto em tupperwares evita que sequem, contudo recorde-se de recortar a validade e colocar dentro do recepiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário